Compensador de Retração Redutrac

O Compensador de Retração COM NOME COMERCIAL REDUTRAC ADT É UM aditivo redutor CONCREFIBER, mais conhecido no meio técnico como aditivo expansor e compensador de retração a base de óxido de cálcio supercalcinados

É uma adição mineral utilizada em misturas à base de cimento tipo Portland, nas dosagens de 3% a 6% kg/cimento, no traço de concreto, que em contato com a água de amassamento, promove uma expansão da pasta de cimento durante os primeiros 7 dias do lançamento do concreto, compensando assim os efeitos da retração a posterior na fase endurecida do concreto.

O aditivo compensador de retração CONCREFIBER em contato com a água de amassamento do concreto, portanto na fase de hidratação do cimento, age na estrutura molecular do concreto, durante a formação do hidróxido de cálcio e da etringita, expandindo a pasta de cimento nos primeiros 7 dias, efeito que compensará a retração na fase endurecida. Adições do Redutrac ADT, redutor de retração resultam em retração unitária final abaixo de 250µm/m, podendo em adições de 20 kg/m³ alcançar retração unitária abaixo de 100µm/m. 

A CONCREFIBER se enquadra na categoria dos ShCC – Shrinkage Compensate Concrete (concretos de retração compensada), contempladas na normativa ACI 223-10, como também na categoria dos SRA – Shrincage Reducing Admixtures, contemplados na ASTM 157. 

O compensador de retração  CONCREFIBER possibilita a execução de grandes áreas de pisos, pavimentos e lajes sem juntas, podendo ser os panos de concretagem na ordem de 500 a 1.600 m² sem juntas, utilizando-se materiais de reforço tipo macrofibras sintéticas estruturais CRF 50/4- CONCREFIBER telas ou fibras metálicas, gerando juntas de construção inferiores a 5 mm de espessura, portanto 50% menores que nos pisos convencionais. 

A redução significativa na abertura das juntas possibilita se trabalhar com o sistema JLF 54 Comcrefiber (pisos com menos juntas com adição de 5,5 kg de macrofibra sintética CONCREFIBER + 10 kg de Redutrac CONCREFIBER), possibilitando panos de pisos de até 1.000 m² sem juntas. Nas adições de 15 a 20 kg/m³ do CONCREFIBER os panos de pisos podem chegar a 1.600 m² sem juntas, neste caso requerendo o emprego de juntas metálicas em todo o perímetro das placas. 

O óxido de cálcio supercalcinado CONCREFIBER é especialmente recomendado para o sistema Jointless Floor (pisos com menos juntas), para as lajes de concreto aderidas e para os pré-fabricados e fachadas de concreto (eliminam as bolhas de ar na superfície do concreto, resultando num concreto de excelente acabamento superficial). 

O compensador de retração mineral CONCREFIBER é uma adição mineral inorgânica, o qual não contem materiais danosos ao concreto, tais como cloretos e sulfoaluminato. O aditivo redutor de retração CONCREFIBER não prejudica o concreto, pois em sua composição há apenas o óxido de cálcio supercalcinado tratado, resultando em um acabamento superficial de alto valor agregado. 

O óxido de cálcio CONCREFIBER é especificado para concretos especiais que precisam ter um excelente controle de retração, para estruturas de alto desempenho que necessitam ter um rígido controle volumétrico ou que prezem pela quase ausência de retrações na fase endurecida do concreto.

O óxido de cálcio supercalcinado CONCREFIBER não interfere ou prejudica o processo de cura do concreto, nem o tratamento ou acabamento superficial do piso, pois o compensador de retração CONCREFIBER tem uma ótima dispersão homogênea na matriz do concreto, atuando fisicamente na expansão da pasta de cimento, e não quimicamente, portanto compatível com os aditivos químicos plastificantes no concreto. 

Outros benefícios da adição do inibidor de retração CONCREFIBER nos concretos é a redução da permeabilidade do concreto e da incorporação de ar, a proteção das armaduras metálicas, o aumento da resistência a abrasão e a redução das patologias oriundas da retração plástica, endurecida e autógena dos concretos. 

O uso do compensador de retração óxido de cálcio CONCREFIBER em capeamentos de lajes não aderidos e em pisos flutuantes, reduz significativamente as fissuras causadas pela perda de água na fase plástica do concreto, contribuindo para a melhora dos sistemas de impermeabilização e de proteção acústica destes sistemas.

  • Viabilidade financeira na redução da retração do concreto em comparação com os aditivos a base de sulfoaluminato de cálcio;
  • Excelente acabamento superficial do concreto;
  • Significativa redução das patologias
  • Melhora a resistência à compressão e à tração de concretos convencionais em até 22%;
  • Reduz a permeabilidade em 35%;
  • Aumenta a resistência à abrasão em 18%;
  • Reduz os efeitos da retração em até 85%;
  • Reduz o teor de ar incorporado em até 90%;
    Incrementa a proteção das armaduras.
  •  
  • Pisos e pavimentos de concreto Jointless Floor (pisos com menos juntas);
  • Capas de compressão aderidas;
  • Concretos especiais de baixa retração;
  • Lajes de concreto em steeldecks;
  • Fundações diretas do tipo Radier;
  • Paredes de concreto pré-fabricadas;
  • Blocos e bases de fundação de grandes dimensões.
  •  
    • As dosagens usuais do compensador e redutor de retração CONCREFIBER são de 3 a 6% do peso do cimento no concreto, ou seja, de 10 a 20 kg/m³ no traço de concreto.

      O CONCREFIBER pode ser adicionado na central de dosagem do concreto, diretamente na esteira junto com os agregados, ou diretamente na frente da obra.

      Consulte sempre um projetista de pisos para a utilização dos sistemas Jointless Floor envolvendo neste processo, o tecnologista de concreto e o responsável pelo controle de qualidade do concreto, pois nestes segmentos, o processo como um todo fazem o sucesso da sua aplicação.

    • Sacos de 10 kg
    • Conservar nas embalagens originais fechadas, em lugar seco, evitando contato com água.
    •  
Soluções

Conheça nossas soluções

Entre em contato